14 novembro, 2005

Breve historial

Para que fosse possível aqui traçar um pormenorizado historial da aldeia, tornar-se-ia necessário proceder a uma pesquisa bibliográfica e documental sistemáticas de forma a conseguir uma maior e mais acertada veracidade dos factos e acontecimentos aqui descritos. Todavia, na ausência desses mesmos dados, tão válidos e importantes em qualquer análise historiográfica, são apenas relevados alguns aspetos e elementos que foi possível reunir.
A localidade de São Cibrão pertenceu em tempos à Casa dos Marqueses de Valença. Foi por volta do ano de 1200 que o rei D. Sancho I a terá mandado povoar, materializando em atos o cognome que detinha - “o Povoador”.
Esta aldeia que possuía pouco mais de vinte moradores em 1530, atualmente tem cerca de quatrocentos habitantes. De acordo com os “Censos” efetuados no ano de 1991, agregava cerca de duzentos edifícios destinados à habitação, dos quais, cerca de 80% se encontram permanentemente habitados, sendo os restantes ocupados sazonalmente. Face à antiguidade de diversas habitações, muitas delas, apresentam hoje alguma degradação, com evidentes e deficitárias condições de habitabilidade.

2 comentários:

Rosa Maria Cibrão disse...

Adorei a informação

RM Cibrão

Fernando Jesus disse...

Fico contente pela sua reação, Rosa.