15 novembro, 2005

Localização geográfica

Pertencendo ao concelho e distrito de Vila Real, a aldeia de São Cibrão é, de entre todas as localidades que compõem a freguesia de Andrães, a que detém uma posição estratégica de destaque, envolvida geograficamente num eixo viário importante e privilegiado.
Partindo da cidade de Vila Real, aconselha-se a tomar a Estrada Nacional 322 junto ao Palácio de Mateus e a percorrer cerca de nove quilómetros, seguindo na direção de Sabrosa. São Cibrão fica emparedada entre os concelhos de Vila Real e de Sabrosa, traçando os limites destes dois municípios.
No livro "Contos da Montanha", o escritor Miguel Torga refere-se a São Cibrão como fazendo parte de um importante itinerário de passagem em direção a Vila Real. Segundo ele, é nesta aldeia que fica situado “…o caminho velho por onde desde que o mundo é mundo se regressa da Vila…”.
Nesta povoação nascem duas estradas camarárias: uma liga esta localidade à sede da freguesia – Andrães, e outra que parte em direção à cidade do Peso da Régua, passando por importantes lugares como o Santuário de Nossa Senhora da Guia e o São Leonardo que, para além de locais de culto, são de uma apreciada vista panorâmica. Estas duas “artérias” são dois importantes pólos de ligação e de intercâmbio entre as diversas localidades que unem.
São Cibrão é ladeado de nascente pelo rio Tanha e de poente pelo rio do Tarejo que se juntam no extremo sul da localidade, formando em conjunto, um afluente da margem esquerda do rio Corgo, no lugar de Tanha, concelho de Santa Marta de Penaguião.
Geograficamente, a aldeia encontra-se na periferia do “Alto Douro Vinhateiro”, paisagem de extraordinária beleza natural, considerada em 2001 pela UNESCO, Património Mundial.
Também por perto, a cerca de quatro quilómetros, se encontra o Santuário de Panóias, importante e misterioso recinto que terá sido construído muito provavelmente no século II e inícios do III, sob a influência da ocupação romana da Península Ibérica.

10 comentários:

Anónimo disse...

Este é, de facto, um bom veículo de difusão daquilo que Portugal melhor tem: as suas gentes e os seus costumes.

GD São Cibrão disse...

Já adicionei na lista de sites a visitar. Obrigado e viva S. Cibrão

Pedro Honrado

Maria Nazaré de Souza Oliveira disse...

Descobri hoje mesmo este Blog e saltei de alegria! A minha vida, a vida dos meus pais, dos meus irmãos, da minha avó, do meu filho e das minhas sobrinhas estará sempre ligada a S. Cibrão. Adoramos este lugar e temos S. Cibrão como um lugar de belas paisagens, boas recordações, energias positivas, saudade e muito amor, que jamais quereríamos perder.
Precisava que os amigos deste Blog me informassem se conhecem alguma casa rústica para compra ou aluguer nesta aldeia, em bom estado, com terreno (se tiver pinheiros ou outras árvores ainda melhor!.
Um abraço para essas gentes maravilhosas e Deus queira que alguém possa satisfazer este grande desejo, meu e dos meus irmãos, de ter aí uma casa.
Maria Oliveira

Anónimo disse...

Estimada Maria Oliveira: muito agradeço o seu comentário e, sobretudo, as sauddes, as recordações e a afinidade que a liga a esta aldeia.
Para mim, será mais fácil indicar-lhe terrenos para construção do que casas para recuperar, embora as haja. Todavia, como são de gentes muito presas à terra, será dificil desfazerem-se delas! Se desejar algum contacto em especial pode partilhá-lo por este espaço.
Fernando Jesus

Anónimo disse...

Esta pesquisa e informação são muito interessantes. Adorei
Obrigado

RM Cibrao

Fernando Jesus disse...

Obrigado pelas palavras que aqui deixou, RM.

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer o que é a construção que parece uma torre de controlo aéreo em cima de uma habitação?

Fernando Jesus disse...

É um estilo "Pós-Moderno"...

Anónimo disse...

Uma história muito linda grande escritor

Anónimo disse...

Gostava de a ter empapel para ficar de recordaçao dá para fazeres me obrigado vizinho